Eu vim aqui compartilhar com vocês que eu estava desejando uma maniçoba a tempos, o Davi me faz ter desejos de comer apenas coisas boas, eu já tive que sair de casa e ir ao Outback, ou na lojinha paraense para tomar açaí, só quero tomar café no pão & Compania aqui de Copacabana, ou seja, os meus desejos são de comidas, não tenho desejos de doces.
Antes de continuar escrevendo sobre a maniçoba eu quero agradecer aos meus ilustres amigos ANTONIO e MARCIA e os pais do Antonio Claro, a Dona Aglair e o Dr Paulo que vieram lá de Belém e satisfizeram meu desejo hoje em pleno feriado, 23/04/2010 e trouxeram a minha marmitinha de maniçoba. Além disso, minha noite vai terminar no Teatro do Shopping da Gávea por que o casal me deu de presente um convite.
Eu quero dizer que amo vocês e eu e Davi agradecemos o carinho com a gente.
Sobre a maniçoba.. Quem gosta de feijoada, com certeza vai gostar de maniçoba e afirmo que MANIÇOBA é 1000 vezes mais gostosa que uma boa feijoada, quem já provou confirma o que digo.
A maniçoba traz, no seu preparo, a marca do preparo da comida dos índios da Amazônia. É um prato feito de maniva, que são as folhas da mandioca, moídas e cozidas por aproximadamente oito dias. No quarto dia de cozimento acrescenta-se artigos defumados como chouriço, toucinho, charque e outros. É servida com arroz branco cozido e encontrado nos melhores restaurantes e barracas de comidas típicas da cidade.
RECEITA
•3 kg de maniva moída (folha da mandioca-brava)
•1/2 kg de toucinho
•1/2 kg de carne-seca
•1/2 kg de lingüiça portuguesa
•1/2 kg de paio
•1/2 kg de lombo de porco
•1/2 kg de orelha de porco
•1/2 kg de rabo de porco
•Alho e pimenta-de-cheiro à gosto
manicoba
Preparo:
Num panelão com bastante água, coloque a maniva moída, ao fogo brando, por sete dias, apagando somente durante a noite. Mexa, de vez em quando, para que as folhas não grudem na panela e coloque água para que a massa não fique seca. Depois de três dias, acrescente o toucinho e deixe ferver por mais dois dias. No quinto dia, vá acrescentando as carnes salgadas já refogadas e deixe ferver por mais um dia inteiro. Após o sexto dia, corte o paio, o chouriço e a linguiça em rodelas. No sétimo dia, a maniçoba já está pronta. A maniva, que era verde, fica quase preta. Sirva com arroz branco e farinha de mandioca.
Espero ter deixado vocês com água na boca!
Beijos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita. Ficarei feliz com os comentários de vocês!
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.